Como surgiram os maravilhosos azulejos?

Como surgiram os maravilhosos azulejos?

As mais antigas peças de azulejos conhecidas datam de 5000 a.C. e foram encontradas em escavações no Egito.

 

Sabe-se também que os assírios e babilônios usavam revestimentos semelhantes. Mas foram os árabes que levaram a arte do azulejo para a Espanha e de lá se difundiu por toda a Europa. Também dos árabes provém a origem do nome azulejo, derivado do termo “azuleicha” – que significa “pedra polida”.

 

Coube principalmente à Espanha, Portugal e Holanda o mérito de usar o azulejo como veículo de expressão ornamental na Europa, fazendo-o concorrer no disputado espaço mural com o afresco, o mosaico, a pintura sobre tela e a tapeçaria.

 

No século XVI, os ladrilhos coloridos tinham como ornatos os arabescos e desenhos geométricos emprestado dos árabes e os arranjos florais tipo “foglie e frutti” dos italianos, e as cores mais usadas eram o azul escuro, o laranja e o amarelo.

 

No Brasil,  a produção regular de azulejos só iria ocorrer no início do século XX, inicialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo e depois em outros estados. Uma das pioneiras foi a Fábrica Santa Catarina, de Romeu Ranzine, instalada em São Paulo em 1912. Em 1919, apareceu no Rio de Janeiro a Manufatura Nacional de Porcelana, produzindo azulejos em linha depois de 1931, quando foi comprada pelo Grupo Klabin.

 

Novas indústrias apareceram no correr do século, com destaque para as fábricas Matarazzo, Schmidt, Mauá, Incepa, Iasa e Steateta.

 

Até 1973, o azulejo era fabricado no Brasil no formato 15×15 centímetros. A partir dessa data, criou-se um novo padrão de 15x20cm e, em 1979, apareceu a bitola 11x11cm para atender ao mercado dos Estados Unidos. O padrão de 20x25cm apareceu em 1982, com novas técnicas e, logo a seguir, a forma simétrica de 20×20, 25×25 e 30×30 centímetros. Os formatos maiores permitiram uma criatividade maior de artistas e designers.

 

azulejo Brasileiro       Painel de azulejo Português

Athos Bulcão , azulejo Brasileiro                          Painel de azulejo Português

 

Azulejo Italiano     Azulejo Holandês

Azulejo Italiano                                                     Azulejo Holandês

 

Fonte: Google

 

Gostou dessa informação? Traremos sempre novidades e conhecimento pra vocês.

 

Se você está pensando em usar azulejos, fale com a gente. Podemos te ajudar!

Posts relacionados

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.