• seleto-studio-iluminacao-restaurante
  • seleto-studio-iluminacao-quente-fria
  • seleto-studio-iluminacao-fast-food
  • seleto-studio-iluminacao-escritorio

Iluminação decorativa comercial

Já falamos da iluminação decorativa voltada para residências. Agora vamos falar sobre a iluminação em ambientes comerciais.
Quem não trabalhou em um ambiente com luz muito forte e saiu com muita dor de cabeça? Ou em locais onde a falta de luz deixava a vista extremamente cansada? E pior, sentiu-se dentro de um caldeirão em brasa ao entrar numa loja?
A iluminação comercial é tão ou mais importante que a residencial. Quando pensamos em luz comercial a primeira coisa que vem a cabeça são os grandes escritórios, com muitas mesas e um teto repleto de luminárias tubulares fluorescentes! Mas a verdade é que o assunto vai muito além desses ambientes.

Projeto de iluminação de escritório

Fonte: http://www.galeriadaarquitetura.com.br

A luz utilizada de forma inadequada pode gerar insatisfação e falta de produção em muitos funcionários. Pode afastar clientes e tornar os ambientes, como lojas e restaurantes, por exemplo, muito desagradáveis.

Projeto de iluminação de um restaurante

Restaurante londrino Roka Aldwych – Fonte: https://s3.amazonaws.com/xtechfiles-us/uploads/redactor/1505151105/1528457_855977081139094_751699914749841847_n.jpg

Ao escolher a iluminação para um ambiente de trabalho deve-se considerar o tipo de atividade a ser realizada naquele ambiente. Dividir a iluminação de acordo com o uso. Uma sala de espera não precisa, nem deve, ter a mesma intensidade luminosa que uma central de telemarketing, por exemplo. Enquanto isso, um fast food exige uma iluminação muito mais intensa que um bistrô.

Projeto de iluminação de um fast food

Fonte: www.momentoarquitetura.com.br

Em ambientes corporativos a iluminação deve ser mais fria e difusa, pois se trata de ambientes onde profissionais devem estar atentos e com a qualidade de luz o mais próximo possível da luz do dia. Uma luz clara e constante. Deve-se considerar também o custo benefício. Com as lâmpadas de led o custo de iluminação é reduzido.
Em pequenos escritórios, luzes variadas. Luz mais intensa e fria para as áreas de trabalho e mais amena em recepções e salas de espera,
Em salas de reuniões o ideal é ter uma iluminação mais diversificada com spots e fitas de led. De preferência dimerizável. Isso facilita no caso de teleconferências e uso de projetores. Pode haver luzes pontuais decorativas.

Projeto de iluminação de uma sala de espera

Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil

Enfim, de acordo com o ambiente e o tipo de negócio, a iluminação ideal varia. Em ambientes comerciais deve se considerar, para um projeto de iluminação, o conceito e a identidade visual da empresa. Esses critérios influenciam no tipo de “clima” que se pretende criar em um restaurante ou em uma loja, por exemplo. Também a região onde a empresa funciona. Em lugares muito quentes, utilizar luzes “quentes” pode afastar clientes antes mesmo deles entrarem no ambiente.

Diferenças de iluminação quente e fria

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-eH678Gtmm-0/VUE_jNHw- WI/AAAAAAAABZ0/xpsbrk37ehk/s1600/Quente%2Be%2BFria.jpg

É fundamental ter um profissional auxiliando. E com entrada da tecnologia Led no mercado é interessante rever a iluminação existente buscando maior eficiência energética. Lembre-se: luz é tudo!

Posts relacionados

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.