• seleto-studio-iluminacao-sala
  • seleto-studio-iluminacao-quarto
  • seleto-studio-iluminacao-mesa-com-cadeiras
  • seleto-studio-iluminacao-cozinha
  • seleto-studio-iluminacao-banheiro

Iluminação decorativa residencial

Luz é tudo! É verdade que o efeito de uma boa iluminação pode levar a decoração da casa ao máximo. Deixar mais bonita, elegante e aconchegante. Porém, iluminar com beleza e qualidade não é nada fácil, ainda mais com tantos produtos disponíveis nas lojas. E sem a orientação de um profissional capacitado o investimento pode ser mal utilizado e ter um efeito muito contrário do que se esperava!

Quem nunca entrou numa sala e teve vontade de sair correndo de tanto calor após sentar no sofá? Provavelmente tinha no teto um spot mal direcionado, que ao invés de iluminar o quadro na parede jogava toda sua luz em quem estava sentado no sofá!

Enfim, iluminar vai muito além de escolher uma lâmpada ou o pendente que combine com a decoração. O ideal é ter um profissional que oriente ou melhor ainda, que faça um projeto de iluminação com todas as informações de lâmpadas, tipos de luminárias e circuitos de acendimento. Além de escolher e orientar sobre os melhores produtos e recursos, o profissional irá posicionar essas luminárias de forma a aproveitar o melhor possível aquela luz, sem deixá-la ofuscar ou calculando ainda, o ângulo para que elas iluminem o que realmente se quer iluminar (exemplo: spots para destacar quadros e nichos).

De pendentes aos spots, das fitas de led ás lâmpadas dicroicas, para quem está escolhendo a iluminação de casa, existe uma infinidade de opções e para o leigo é muito difícil saber qual a melhor solução para cada ambiente.

Sugestões de iluminação

No quarto o ideal é ter uma luz mais aconchegante, indireta, através de spots ou fitas de led, aliada a uma luz geral que pode ser obtida com pendente ou plafons. O uso de luminárias de mesa ou pendentes menores dando foco na cabeceira também é bem interessante.

Projeto de iluminação quarto

Sugestão de iluminação para quartos – Fonte: Pinterest

Nos banheiros, a luz em cima da bancada é o mais importante. Ter uma luz de qualidade para maquiagem é o sonho de toda mulher! Uma luz decorativa também é bem-vinda, principalmente para quem tem uma

Projeto de iluminação de Banheiro

Sugestão de iluminação para banheiros – Fonte: http://www.embassycarpetcleaners.com

Banheira para relaxar ou tem nichos decorativos. No caso dos lavabos esse conceito decorativo toma maior importância.

Projeto de iluminação de Banheiro

Sugestão de iluminação de banheiros com banheira – Fonte: www.qcadeiras.com.br

Na cozinha, uma luz clara e “fria” é o ideal. Como a cozinha é uma área de trabalho, é necessário que a luz se faça mais presente e torne mais fácil o manusear dos alimentos, panelas e instrumentos cortantes. Mas a luz decorativa, ou uma luz mais “quente”, também pode ser usada em pequenas doses, como por exemplo em cima de uma bancada de refeições ou pontualmente na bancada da pia. Além do efeito estético, o uso de luz mais “quente” (incandescentes, halógenas, led quente) proporciona uma melhor visualização da cor dos alimentos pois o IRC (Índice de Reprodução de Cores) dessas lâmpadas é maior que o das luzes “frias” (tubulares, compactas fluorescentes e fitas de led branca fria).

Projeto de iluminação cozinha

Sugestão de iluminação para a cozinha – Fonte: http://www.quintelatorres.com.br

E na sala?

Pois é, a sala é um “parquinho de diversões” para quem gosta de investir em iluminação! Podemos demarcar ambientes com o uso da luz. Salas de Jantar e de estar podem ter efeitos luminosos diferenciados. Um belo pendente em cima da mesa de jantar é uma excelente pedida!

Projeto de iluminação sala de jantar

Sugestão de iluminação para sala de jantar – Fonte: http://www.mood.com.br

Na sala de estar, dicroicas de led, plafons e até pendentes caem bem. Dependendo do tamanho da sala é possível usar todos os recursos diferenciando, porém, o acendimento de cada um. Podem ser criadas “cenas” para cada momento de uso da sala controladas por automação. Exemplo: hora do cinema, luz difusa, mais fraca, talvez somente balizadores ou luz de chão. Outro exemplo é dia de festa, onde podem ser acesas todas as luzes ao mesmo tempo.

Projeto de iluminação sala

Sugestão de iluminação para a sala – Fonte: http://www.ideiasparadecoracao.com

Posts relacionados

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.