Nova NBR9050

Nova NBR9050

Poucos pensam e muitos precisam!

Existem hoje no Brasil mais de 45 milhões de pessoas portadoras de mobilidade reduzida. Quase 24% da população brasileira, sendo que 17% destes portadores tem mais de 61 anos. E o número tende a aumentar, segundo o IBGE. Estima-se que em 2060 haverão mais brasileiros nessa faixa etária do que na faixa dos 29 anos. Ou seja:  o Brasil está envelhecendo e precisamos nos preparar pra essa realidade!

Nova NBR9050

Em sua terceira edição, substituindo a de 2004, a norma revisada apresenta  as diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente. Ressalta critérios de sinalização em espaços públicos, parâmetros de ergonomia para mobiliário e equipamentos urbanos, intervenções em bens tombados pelo patrimônio histórico, entre outros pontos.

Além de considerar as pessoas com deficiência, a abordagem foi ampliada para aqueles que têm dificuldades para se locomover – como idosos, obesos, gestantes etc. –, seguindo o conceito de desenho universal, que assegura a acessibilidade para todos.

A nova norma está disponível na internet devido a uma parceria com o Ministério Público Federal – Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência –, que permitiu a consulta por se tratar de um serviço de relevância e de caráter público. Criada em 1983, a primeira revisão da NBR 9050 foi em 1994.

Clique aqui para baixar a nova NBR 9050.

Fonte: http://www.arqbacana.com.br

Expo Revestir

 

Posts relacionados

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.