Otimize o espaço da sua cozinha com essas 7 dicas

Otimize o espaço da sua cozinha com essas 7 dicas

Com a constante redução do tamanho das famílias brasileiras, era de se esperar que os imóveis também diminuíssem. Está cada vez mais comum encontrar, disponíveis no mercado, imóveis pequenos, com no máximo 50 ou 60m². Portanto, além do tamanho do imóvel completo estar menor, o tamanho dos cômodos, consequentemente, também está.

Pensando nisso, o post de hoje traz dicas e truques de como transformar a sua pequena cozinha em um espaço amplo e aconchegante. Afinal, o ambiente mais gostoso – literalmente – da casa, merece ser especial, não é mesmo?

1. APOSTE NA COZINHA AMERICANA

Cozinha americana

Aposte na cozinha americana

Muitos imóveis já vem com essa proposta no projeto, isto é, uma cozinha integrada com a sala de estar. Além de proporcionar um ambiente mais amplo, esse estilo de cozinha abre mão de uma ou duas paredes. Para instalá-la em sua cozinha, o truque é usar móveis e artigos de decoração que combinem com ambos os espaços. Uma questão importante na hora da escolha do móvel, é apostar em uma bancada dupla face, assim nem a cozinha e nem a sala terão acessórios destoantes com o resto da decoração.

2. VERTICALIZE A SUA COZINHA

Armários verticalizados para cozinha

Verticalize sua cozinha

As paredes são grandes aliadas em diversos cômodos da casa, mas, para a cozinha, elas são essenciais. Portanto, com o auxílio de prateleiras e organizadores suspensos, você terá muito espaço para pendurar diversos utensílios, como panelas, canecas ou potes com alimentos. Além de dar um toque super especial na decoração!

3. ESCOLHA MÓVEIS ADEQUADOS

Móvel que se encaixa em baixo de um balcão

Escolha os móveis adequados

De nada adianta apostar em diversos itens para deixar a sua cozinha mais “jeitosa” e se esquecer de verificar os móveis que a compõe. Para cozinhas pequenas, o ideal é ter móveis suspensos sobre a geladeira ou o fogão e guardar, ali, os acessórios de acordo com a necessidade. Por exemplo: guarde próximo ao fogão itens como panelas e colheres de pau e, próximo a área de refeição, pratos, copos e talheres. Uma boa opção também é investir em estantes e mesas com rodinhas, assim elas poderão ser direcionadas para qualquer lugar e não atrapalharão o caminho limitado que há no ambiente.

4. OPTE POR CORES CLARAS

Cozinha em tons mais claros

Opte por cores claras

A escolha das cores que irão compor a sua cozinha pesa bastante na hora de ampliá-la. O uso de uma paleta mais clara dá a sensação de um lugar fresco e amplo de uma forma bem natural. Mas, se você quiser usar uma cor mais intensa, fique a vontade. A dica que nós damos é, apenas, que você a use em apenas um detalhe ou parede, pois assim não há chance de diminuir o espaço. Além das cores de parede, armários e eletrodomésticos, é importante ficar atento também ao piso ideal para o cômodo.

5. UTILIZE A ILUMINAÇÃO COMO SUA ALIADA

Cozinha com ampla janela de vidro valorizando a iluminação

Utilize a iluminação como sua aliada

A iluminação é um item muito importante para qualquer cômodo da casa, podendo variar de um para outro. No caso da cozinha, se ela for provida de janelas, tente utilizar ao máximo a luz proporcionada – para isso, a ausência de cortinas já ajuda. Porém, se essa luz natural não for suficiente, aposte na mesclagem de lâmpadas brancas e amarelas, principalmente na bancada de preparo dos alimentos, garantindo maior conforto ao ambiente. Mas não se esqueça de escolher bem o lustre que irá compor a decoração, pois com o espaço restrito, não há a possibilidade de extrapolar.

6. USE VIDROS NA DECORAÇÃO

Cozinha com mesa de tampo de vidro

Use vidros na decoração

O vidro é indispensável na hora que você for decorar a sua cozinha, pois por ele ser um item translúcido, a sensação de amplitude é imediata no ambiente. Ele pode ser usado como tampo de mesa ou prateleiras.

7. USE E ABUSE DO CHARME

Cozinha com tampos brancos e chão de mármore

Use e abuse do charme

Para quem gosta de passar horas e mais horas na cozinha, vai concordar com o fato de que não tem nada melhor do que permanecer em um espaço bonito, certo? Portanto, utilize objetos que tenham a sua cara na decoração. Uma dica é instalar um quadro negro, ou separar um cantinho da parede e pintá-lo com tinta lousa, para deixar registrado ali o menu do dia/semana ou até mesmo para ir anotando os itens faltantes da casa.

Com essas dicas, não tem como alguém não querer permanecer por mais tempo na cozinha de casa.

 

 

Fonte: Logoeperto

 

Posts relacionados

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.