Quem disse… Que casa inteligente não existe?

Quem disse… Que casa inteligente não existe?

Quem nunca sonhou com a casa inteligente? Aquela que muitos assistiram no desenho dos “Jetsons” ou a que a Intel vem divulgando como a “Casa do Futuro”?

E quem disse que esse sonho ainda está distante? A Automação Residencial coloca ao nosso alcance uma casa integrada, onde através do celular podemos acender luzes, ligar a cafeteira, abrir o portão, controlar som e televisão e até acionar a banheira de hidromassagem.

Cubo Neocontrol

Cubo Neocontrol

Para quem viaja, a casa poderá ser controlada à distância. Acender de luzes, alarme, irrigação de plantas, entrada e saída de empregados, utilizando inclusive a biometria para esse controle.

A Automação pode acontecer através de roteadores Wi-Fi ou por
cabeamento. Existem hoje no Brasil muitas opções de tecnologia e plataformas de controle.

A marca Neocontrol criou um “cubo” onde cada “face” gera uma ação. Essas “faces” podem ser personalizadas, tornando o objeto acessível inclusive para crianças.

A Aureside, Associação Brasileira de Automação Residencial, oferece cursos para formar integradores, profissionais responsáveis por tornar essa “conexão” entre aparelhos e plataforma de controle possível.

Diagrama de casa conectada

“Conexão” entre aparelhos e plataforma de controle.

A procura pelo curso é grande e o interesse do brasileiro pela automação tem crescido bastante, inclusive pela redução de custos que proporciona. Com a Automação é possível controlar, por exemplo, o uso de energia elétrica e água.

Muitas empresas também tem recorrido ao processo de Automação para otimizar recursos e processos.

A tecnologia melhora a cada dia e o melhor de tudo, se torna mais barata! Nos últimos anos, com a internet mais barata e com o investimento de muitos empresários brasileiros no mercado, o sonho de ter uma casa “inteligente” está, cada vez mais, ao alcance de todos.

Posts relacionados

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.